quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Acalanto


Ouvir Carla Bruni provoca em mim sensações distintas, que vão da ternura ao desalento. Sua voz, como seu rosto, mais oculta do que revela, como a quietude que precede o ataque fatal de um cachalote. Carla canta como se acalentasse uma criança. Gostaria de falar francês para compreender as frases que ela sopra em nossos ouvidos para nos fazer dormir. Mas está claro, pelo tom da sua voz, que existe muita tristeza se esquivando por trás da aparente doçura de canções como Le Ciel dans une Chambre (tão linda que faz a gente chorar por dentro), Tout Le Monde, La Noyée e Chanson Triste (como o nome já sugere). Todas do álbum Quelqu’un M’a dit, o melhor dos seus três discos, embora o outro trabalho em francês, Comme Si de Rien N’Etait, também possua seus pequenos diamantes. Só não gostei do disco em inglês, No Promisses, que me faz lembrar uma Joni Mitchell menos inspirada.

Ouço sua voz agora e penso nela. Na sua trajetória que conheço superficialmente, de modelo de sucesso a primeira-dama da França, esposa de uma figura controversa como Nicolas Sarkozy, com passagens pelos tablóides de fofocas por conta de fotos em que aparece nua e casos com Mick Jagger e Donald Trump. O que isso importa? Ao cantar, Carla Bruni parece dissipar tudo a sua volta. Fica apenas o cálido acalanto, que nos enleva e nos faz querer ouvi-lo até o mergulho tranqüilo na inconsciência.

5 comentários:

Ricardo Ballarine disse...

É exatamente isso que sinto quando ouço Carla Bruni - e concordo contigo, o disco em inglês é o mais fraco. Experimente também, se você já não conhece, Coralie Clement, francesa, que canta sussurando.

Paulo Sales disse...

Ela é fascinante, né? Acho que me viciei na sua voz, quero ouvir o tempo todo. Não conheço Coralie Clement, vou procurar. Tentei Charlotte Gainsbourg, mas não gostei numa primeira audição. Acho que não vou encontrar nada igual àquelas canções de ninar tão lindas.
abs

Ricardo Ballarine disse...

Charlotte é meio "dura" mesmo, cresce só um pouco com o tempo. Coralie é mais pop, irregular, mas com grandes achados.

Diálogo de Pedras disse...

Olá Paulo!

Estava lendo suas postagens. Muito boas. Parabéns. Visitarei mais vezes.

abraços

Paulo Sales disse...

Obrigado, meu caro. Seja bem-vindo.
Grande abraço.