sábado, 25 de fevereiro de 2012

O declínio das paixões




Depois de muitos anos, voltei a ouvir Yo Pisaré las Calles Nuevamente, do compositor cubano Pablo Milanés, uma canção de que gosto muito. Uma amiga tinha compartilhado várias músicas dele no Facebook e sugeri essa, que para mim pertence a um tempo em que as utopias ainda não tinham sido substituídas pelo cinismo – de parte a parte. “Yo Pisaré...” fala abertamente do golpe militar no Chile, que depôs o governo legítimo de Salvador Allende para implantar aquela que foi provavelmente a ditadura mais sangrenta da história da América do Sul. Durante muito tempo, Allende representou o elo perdido de um socialismo de face mais humana ao sul do Equador. Intelectual, íntegro e bem-intencionado, foi talvez o último sonho genuíno que os socialistas tiveram de se mostrar como uma alternativa viável pelas bandas de cá, apesar dos sérios problemas de gestão no seu governo.

Hoje, se não estou redondamente enganado (e posso estar, obviamente), não há mais espaço para utopias como a de Allende, muito menos para outras forjadas no decorrer do século 20. O socialismo ruiu com a queda do Muro de Berlim, em 1989, mas o fato é que já estava podre por dentro, como uma árvore consumida por cupins. A Revolução Cubana, a mais vistosa das utopias socialistas, agoniza em praça pública, e na Coréia do Norte não há sequer socialismo, mas sim totalitarismo hereditário. Um totalitarismo trágico e sanguinário muito semelhante ao que indivíduos como Stálin, Ceausescu, Hoxha, Mao e Pol Pot, entre outros, proporcionaram aos seus respectivos povos. Quanto à direita, ela teve a sua utopia sepultada com a derrocada do nazi-fascismo (que de vez em quando ensaia uma ressurreição) e acabou optando pelo pragmatismo neoliberal de Thatcher e Reagan nas últimas décadas do século passado.

Paixões costumam ser perigosas, mas sinto falta delas nas discussões políticas. Na última eleição presidencial aqui no Brasil, o que tivemos não foi paixão, mas sim uma defesa ferrenha de interesses que beirou o ridículo dos dois lados. Falo de paixões mesmo, da maneira mais ingênua possível, como um namoro entre adolescentes. Do acreditar que é possível um mundo menos desigual. Paixões capazes de criar uma canção como Yo Pisaré las Calles Nuevamente. Capazes de mover não só artistas e intelectuais, mas o povo também – ao menos uma parte dele. Mas não, não há ambiente propício à proliferação de quimeras, mesmo que alguns enxerguem uma delas na Primavera Árabe. Bem, talvez seja melhor assim. É mais fácil mudar de idéia, por considerá-la equivocada ou obsoleta, do que deixar de lado uma velha paixão de juventude. Estamos menos emotivos e mais racionais. Mas, por que ficamos assim? As escolhas foram infundadas? Nossos ícones nos decepcionaram?

De minha parte, gostaria apenas que olhassem com mais carinho e atenção para a experiência política que mais deu certo no mundo: os estados de bem-estar social, ou welfare states, surgidos após o fim da Segunda Guerra e defendidos por historiadores como Eric Hobsbawm e Tony Judt. Seus princípios – que as medidas para conter a crise econômica na Europa estão tentando solapar – são muito claros: Estado forte e provedor, mas não autoritário, capaz de controlar as instabilidades do livre mercado, e investimento maciço em políticas sociais, com ênfase em educação e assistência médica gratuitas, auxílio-desemprego e renda mínima.

Os resultados são inequívocos. Basta ver a vida que se leva em países como Noruega, Dinamarca, Canadá e Finlândia, ou em outros que adotaram em parte as premissas do welfare state: França, Austrália e Nova Zelândia. São nações que em maior ou menor medida unem a liberdade e o empreendedorismo, comuns ao capitalismo, com a implementação de políticas sociais fundamentais, que Marx lá atrás já defendia e pelas quais milhares de pessoas ao redor do mundo caíram de paixão, gritando palavras de ordem e levantando bandeiras por uma utopia que infelizmente nunca deixou de ser utopia.

6 comentários:

Roberto de Araújo Correia disse...

Sentimos a falta do brilho nos olhos que nos motivavam pelo amanhã, de personalidades que saíam da sua vida pessoal para fomentar a educação, a saúde, a tecnologia e apontavam os rumos que a nação deveria seguir para tornar a vida menos sofrida e mais igualitária, sem querer tornar-se pai de produtos políticos visando se eternizar no poder como os ‘Vales’ e as ‘Bolsas’, que somente viciam aqueles que acreditam nisso como distribuir renda ou excluir da pobreza.

O bem-estar social nos países citados é o infinito que separa o Brasil da possibilidade de um dia se tornar um mundo real. Não existe mobilização de artistas e intelectuais como outrora, pois cada um está pensando solamente em seus interesses e o reflexo disto sentimos até no nível dos artistas que hoje são aclamados pelo povo, nas músicas que tocam nas rádios e na linguagem chula das letras das mesmas. O panis et circenses é ainda o alimento físico e intelectual.

Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia e Canadá realmente são dignos de admiração, podemos chamar de outro mundo, pois alcançaram o bem-estar social, cultural e econômico que sonhávamos. Enquanto aqui aqueles que se diziam socialistas e comungavam por dias melhores, tornaram-se fascistas e levam o país para o submundo, onde o primeiro mundo que alegam ter conquistado, somente existem nas propagandas que mostram hospitais, escolas e emprego de contos da carochinha, vergonha.

Prefiro acreditar no padeiro Sr. Manoel Joaquim quando diz que: “o sonho acabou!”

Roberto de Araújo Correia

Paulo Sales disse...

Sim, é verdade, Beto.Aqui há uma espécie de contaminação, que faz com que as pessoas em quem acreditamos se tornem ramos de um mesmo tronco apodrecido. Mas acho que a desilusão com as ideologias é um sintoma mundial, como se os órfãos do socialismo ainda não tivessem encontrado um sonho substituto.
Grande abraço, meu caro.

Giovanni Soares disse...

Paulinho, seu post me fez lembrar uma situação engraçada.
Certa feita, um amigo perguntou de supetão ao garçom de um bar:
- O comunismo triunfará?
Meio sem jeito, o garçom parou, pensou rapidamente e disparou:
- A pergunta é muito complexa para responder neste momento.
Todos da mesa caíram na gargalhada.
Adorei seu texto.
Abração

Paulo Sales disse...

Valeu, caro Giovanni.
O garcom foi esperto: viu que aquilo ali era um vespeiro e caiu fora. Paixoes, como disse, sao perigosas, mas fazem um bem danado.
Abracao.

Claudina Ramirez disse...

Estive em Santiago em janeiro, andei na Alameda, pisei as calles nuevamente... triste ver o capitalismo se derramando em todas as esquinas, porém curioso, pelo menos, ver os estudantes nas ruas sem medo dos policiais. Há paixões, antagonicas (como devem ser?) mas empolgantes...
Inclusive há os que querem homenagear Pinochet, nestes, eu dispenso a paixão...

Paulo Sales disse...

Não sei, Antonia, mas acho que o capitalismo está fazendo bem ao Chile. Se houver progresso nas políticas sociais instituídas por Michelle Bachelet, o país vai longe. Sim, há paixões antagônicas, e até mesmo paixões aberrantes, como a desses panacas que querem homenagear um assassino.
Um beijo.